top of page

Podcasts. O áudio que engaja emoções

Atualizado: 22 de mar. de 2023


Não é novidade pra ninguém o poder que a música tem de provocar emoções. Assim como todos sabemos que a voz da mãe traz conforto e segurança pro recém-nascido. Mas o que isso tem a ver com o poder de #engajamento dos podcasts? Se pensarmos que a origem dessas conexões está na voz, TUDO!

Algumas das características mais importantes dos conteúdos em #audio, e que explicam boa parte do seu sucesso, são as sensações de proximidade, intimidade e identificação que eles causam nos ouvintes. É quase como parar pra escutar o que um amigo tem a dizer, não é mesmo? Aquilo que a gente, que observa e estuda essa mídia, já tinha percebido é comprovado pela Neurociência. Podcast fala diretamente com as nossas emoções.

Uma pesquisa encomendada pelo Spotify para a Neuro Insight, concluiu que o áudio digital, por exemplo de um bom #

podcast, provoca em quem o ouve a sensação de estar acompanhado. Quando o som atinge o córtex auditivo, alguns dos nossos centros cerebrais de processamento extraem tom, timbre, ritmo e volume. Na sequência, centros de emoção, memória e engajamento são acessados. Pronto! Está criada a #conexão. E essa conexão é personalizada e interativa, uma vez que a tecnologia dos podcasts nos permite escolher e personalizar o #conteúdo. Nada mais capaz de provocar engajamento e fidelidade que isso. Nossos interesses e gostos ali, atendidos, na palma das mãos, usando o smartphone. E esse conteúdo ainda pode caminhar ao nosso lado. Se deslocar no trânsito, acompanhar a faxina, a atividade física, o almoço... Como não amar?

Isso sem falar que, além dessa coisa que nos remete à tradição primitiva da oralidade como forma de transferir conhecimento, os podcasts ainda nos dão um respiro das telas e dos excessivos estímulos visuais. Não é a toa que o consumo desse conteúdo continua a crescer no mundo todo. Consequentemente, os investimentos também. Nos Estados Unidos a previsão é que o total gasto com anúncios em podcasts chegue a U$ 2,25 bilhões em 2023. Um aumento de 28,8% em relação ao ano passado.

E você? Vai tirar seu projeto da gaveta só depois que o trem passar?

10 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page